terça-feira, 2 de outubro de 2007

Pensamentos



A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade...

Mário Quintana


... há uma filosofia alegre, que nos faz levitar. Parafazer levitar a filosofia não deve nascer da cabeça,e sim das entranhas: o corpo estremece, ri, espanta-se,tranquliza-se, assombra-se. O filosofiar amansa aspalavras. Também serve par pôr luz no escuro: quandoa luz se acende e o medo vai embora. Filosofia écontafeitiço ... e há tantos feiticeiros e feiticeiras soltospor aí, tão bonitos : é só acreditar para ficar enfeitiçado.A filosofia nos torna desconfiados e quem desconfianão fica enfeitiçado.


RUBEM ALVES


Não há fim para as coisas que podem ser conhecidase sabidas. O mundo dos saberes é um mundo desomas sem fim. É um caminho sem descanso paraa alma. Não há saber diante do qual o coração possadizer: " Cheguei, finalmente, ao lar." Saberes não sãolar. São, na melhor das hipóteses, tijolos para seconstruir uma casa. Mas os tijolos, não sabem nadasobre a casa. Diz o Tao-Te-Ching : " Na busca doconhecimento a cada dia soma uma coisa. Na buscada sabedoria, a cada dia se diminui uma coisa. "


RUBEM ALVES


"O esforço sem fim nem descanso em todos os grausde objetividade em que o mundo consiste; as múltiplas formas sucessivas em gradação; a manifestação total da vontade; e, finalmente,as formas universais dessa manifestação, tempo e espaço,e também a sua última forma fundamental, sujeito e objeto,tudo fica abolido. Nem vontade, nem ideia, nem mundo. Temos perante nós apenas o nada."


SCHOPENHAUER


Às vezes eu tenho a visão de um mundo deseres humanos felizes, vigorosos, inteligentes,nenhum opressor, nenhum oprimido.A humanidade inteira é uma única família, epodemos ser todos felizes ou todos miseráveis.Passou o tempo em que podia existir umaminoria feliz vivendo sobre a miséria dagrande maioria. Isto se foi para sempre.As pessoas não o aceitam mais; por issodevemos aprender a tolerar a felicidade dopróximo.


BERTRAND RUSSELL

Nenhum comentário: